O Brasil é um país completamente multicultural, por isso, não é de se surpreender encontrar trufas italianas na culinária brasileira.
É comum nos depararmos com diversos pratos em nossa cultura, e cada um deles sendo muito bem vista pela grande maioria dos brasileiros.
As trufas, no entanto, ainda mais. Tendo em vista que por ser considerada um alimento de muito refino, luxo e carregado de particularidades, instiga ainda mais o desejo dos brasileiros.
Aliás, é natural ver a culinária Italiana no gosto dos brasileiros, a exemplo disso temos; Pizza, fogazza, Rondelli, aliás, muitos desses pratos surgiram e se tornaram híbridos por não termos os mesmo ingredientes do “País da bota”.
Mas para você compreender mais a fundo sobre a influência da culinária italiana no Brasil, junto com suas massas, trufas e até mesmo vinhos, nos acompanhe até o final deste artigo. Vamos lá?!
A influência da culinária Italiana no Brasil, e como os vinhos, trufas e massas apetece o paladar dos brasileiros
A vinda dos Italianos ao Brasil teve a sua influência não apenas cultural, na moda, mas também e principalmente na culinária.
Nesse sentido, a culinária brasileira demonstra ter diversas receitas que refletem essa influência e como ela ganhou espaço drasticamente com o passar dos anos.
Entre elas é possível identificar algumas que ainda estão se adequando ao paladar de alguns como a trufa, em particular, mas outras como;
- Pasta (conhecida aqui no Brasil como Macarrão);
- O Panetone;
- Lasanha;
- Vinho;
- Risoto;
- Entre outros.
Vale lembrar também, que muitas destas refeições foram adaptadas pelos brasileiros, o que também ressalta essa versatilidade e facilidade de adaptar as culinárias de outras culturas e países.
No entanto, entre essas refeições citadas, os elementos que mais se destacam e tem conquistado cada vez mais espaço no paladar dos brasileiros é o gosto pelo vinho e trufas italianas.
Contudo, não é surpresa que ambos, principalmente as trufas, tenham caído no gosto do brasileiros, afinal, o seu aroma incomparável, seu sabor único e que gera uma experiência única para o seu degustador faz as pessoas se apaixonarem por ela.
Um dos pontos mais interessantes é o fato dela estar sendo grandemente apreciada por grandes chefes de cozinha que inserem as trufas italianas na culinária brasileira.
O seu sabor incomparável quando nas mãos de um grande mestre, potencializa qualquer prato, afinal, sem os cuidados necessários na hora do preparo, pode fazer os demais ingredientes do prato sucumbirem ao sabor forte que elas tem.
Depois de ler esse artigo, faça uma visita em nosso artigo onde explicamos “O que é a trufa” os seus processos de busca, cultivo, sua produção, seu uso e muitas outras curiosidades.
Trufas italianas na culinária brasileira e como harmonizar seu sabor com vinhos e refeições?
Mencionamos no bloco anterior que para incluir a trufa italiana seja ela a trufa negra ou a trufa branca em uma refeição é preciso ter conhecimento e saber lapidar o prato com temperos e sabores na medida certa.
Isso porque as trufas tem sabores fortes, marcantes e únicos, ou seja, a trufa branca por exemplo, é mais aromática, tem um sabor mais intenso.
Dessa maneira, se ocorrer um desequilíbrio no momento da construção do prato a tendência é que todos os demais ingrediente sumam e apenas o da trufa se destaque e assim afetando um pouco a experiência harmônica da refeição de modo completo.
Ao menos que seja intencional, claro. Isso fica a critério do mestre.
O mesmo cuidado deve ser dado para a trufa negra, isso porque o seu sabor é menos intenso e por isso tem mais facilidade de se perder entre os sabores, ingredientes e diversos elementos do prato.
Portanto, é necessário atenção e cuidado, uma vez em que a trufa negra se mostra mais delicada, refinada, rebuscada e que exige esmero em cada detalhe.
Outro ponto interessante é que é comum que degustações de pratos tão refinados assim tenha a experiência potencializada com o acompanhamento de um vinho.
Ou seja, a semelhança dos ingredientes e montagem de pratos que pedem harmonização entre si para que todos os sabores sejam sentidos, o mesmo ocorre com o vinho, para que todos os sabores se harmonizam e se complementam, deve-se encontrar o vinho adequado.
É recomendado que a trufa negra seja acompanhada com vinho tinto, assim os sabores conseguem se harmonizar e dialogar entre si. Dessa forma, nenhum se sobrepõe ao outro.
A trufa branca, a sua vez, é bem vista e harmonizada com o vinho branco.
Trufas italianas na culinária brasileira, azeite trufado, vinhos e massas
Assim como mencionamos no início dessa conversa, destacamos que a culinária Italiana tem uma grande importância em nossa culinária nacional.
Ainda mais se tratando das trufas italianas na culinária brasileira que agrega proporcionando novos sabores e experiências.
No entanto, não apenas as trufas mas também os vinhos principalmente tem sua parcela, bem como as massas e também o azeite trufado.
Que aliás, se você ainda não provou, está perdendo uma experiência única também!
Conclusão
As Trufas Italianas sejam elas Negras ou Brancas oferecem uma experiência fora do tradicional para qualquer pessoa.
Seus aromas e sabores únicos, quando bem harmonizados com um prato, o seu sabor e experiência pode conduzir qualquer pessoa a um êxtase de experiência com refeições.
Mas tudo isso também pode ser melhorado e aperfeiçoado com vinhos, massas, azeites e pratos devidamente pensados e que “conversam entre si”.
Se você quer provar de trufas, azeites trufados e vinhos, visite a loja virtual , lá você encontra esses e outros produtos incríveis.
E caso você queira descobrir mais sobre o universo das trufas, não deixe de nos acompanhar no blog!